terça-feira, 9 de outubro de 2007

Fazendo alguns apontamentos...

Após ter lido a imprensa diária gratuita (referente a segunda-feira), nos meus trajectos rotineiros nos transportes públicos da capital, deixo aqui alguns apontamentos sobre noticias que me chamaram a atenção:

Dinamarca - 435 detenções foram feitas após confrontos entre a policia de Copenhaga e jovens associados à extrema-esquerda (penso eu, na vertente mais anarquista). Os confrontos foram a consequência do encerramento de um centro cultural, aberto desde 1982, ligado a culturas alternativas. O centro cultural estabelecido num prédio no bairro de Noerrebro acabou por ser vendido a um grupo cristão. A mim, não me parece que o Vaticano ande a comprar prédios... e para mim estes grupos cristãos têm sempre muito pouca credibilidade. Expondo de outra forma: entre cultura ou religião, que venha a cultura, por mais 'underground' e alternativa que ela seja... (Sim, só digo heresias...).

Genética - O biólogo norte-americano Craig Venter anunciou que conseguiu sintetizar um cromossoma no seu laboratório, utilizando substâncias químicas sintetizadas. Este feito, diz ele, é um passo importante para a eventual criação de vida artificial na Terra. (Lá anda de novo o Homem a querer brincar aos deuses... Será que custa assim tanto perceber a condição humana? Será que não entendem que artificial e vida é uma antítese?).

Sócrates - O 'engenheiro' Sócrates acusou o PCP pela a manifestação popular em Montemor-o-Velho. O primeiro-ministro já disse que "o partido comunista confunde direito à manifestação com insulto.". (Pois claro... Direitos temos, mas só alguns. Liberdade de expressão também, mas depende das expressões, pois o vocabulário tem que ser contido. Coitadas da pessoas que o insultaram... amanhã já devem estar desempregadas. Eu quase diria que isto parece um regime ditatorial, mas só quase...). Do outro lado, Jerónimo de Sousa já se fez afirmar dizendo "se os protestos fossem só de comunistas, ganhávamos as eleições com maioria.". (Ainda bem que não eram só comunistas... ainda bem!).

Cazaquistão - Esta quarta-feira será lançada a 16º missão espacial Soyuz, do cosmódromo de Baikonur. A tripulação é composta por um astronauta russo, um norte-americano e um malaio. (Muito gosta esta gente de fazer buracos no ozono. E o que me intriga mais é: o que haverá de tão importante para explorar lá para cima? Eles nem sabem em que mundo vivem quanto mais saberem os outros... pois, se calhar o problema é mesmo esse.).

2 comentários:

FranciscoBarreto disse...

Os cromossomas são basicamente sequências de ADN (chamadas genes), uma espécie de código que define determinada característica. Isto de se andar a brincar à genética tem muito que se lhe diga já que, além da componente ética subjacente, à mais pequena falha pode-se criar um monstro.
Andamos nós em milhões de anos de evolução para agora vir um "amaricano" f... isto tudo!"

Erdna O Herege disse...

Concordo plenamente consigo. Acrescento... americanos e o mundo ocidental.
A partir da fundamentação das teorias de Darwin, os biólogos ocidentais começaram a interessarem-se demasiado sobre este assunto. No inicio do século XX estava em voga a eugenia que no fim acabou por dar na genética que vamos 'conhecendo'. Com o avanço tecnológico passaram a dar mais ênfase à pesquisa mais pormenorizada dos genes (genética molecular) em detrimento da genética do inicio do século que pendia mais num controle populacional.