sábado, 13 de outubro de 2007

Falando em música... (ligando a belicismo).

Aproveitando o post anterior e a referêncii a anti-belicismo feita pelo livro Panfleto Anti-Império de José Manuel Jarra, dou-vos conta de mais uma banda que tem muita ligação este blog.


Comecei a ouvir a Discharge ainda na minha tenra idade. Lembro-me perfeitamente de ouvir aquelas músicas, que seriam o meu primeiro contacto com o movimento anarco-punk. Encontrava-me no final dos anos 80 e os Discharge já vinham praticando o seu anarco-punk desde de 77. Foram dos primeiros a criar este movimento que iria durar durante a década de 80. Inspirados por bandas como Sex Pistols e The Clash, os Discharge revolucionaram todo o movimento punk trazendo uma nova visão: anti-belicista e anti-sistema, mantendo-se no underground, não querendo a fama e o reconhecimento das bandas que os inspiraram.



Lembro-me como naquele tempo estas musicas me influenciaram. Recordo o Realities of War, o primeiro single deles (ainda no tempo dos LPs em vinyl)... "War is a black hole to avoid", cantavam eles na musica que deu o nome ao single.


Recordo também o segundo single, Fight Back... "War's no fairytale, guns and bombs aren't fucking toys". Era um dos hinos da altura.


Ainda hoje estes 'velhos' continuam a dar o seu punk old-school, não com a formação original, mas ainda com o espírito antigo. Embora tenham parado por alguns anos e tendo passado por momentos de instabilidade, os Discharge continuam aí para nos transmitir a palavra de ordem: "Unite, unite, unite and fight, tomorrow belongs to us!".

Sem comentários: