quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Lembrando A Missão...


Confesso que fico um pouco espantado como nestes nossos dias ainda encontramos muita gente com aquela mentalidade chauvinista-patrioteira, que em tempos tanto bastonada fez zurzir, no dorso dos mais visionários. Faz-me confusão como pode ainda haver mentes que pensem desta forma, como se tivessem em pleno século XIV. Digo isto, não menosprezando os séculos já passados. Não é pelo facto de serem tempos idos que se tornam tempos de valor ou não. Aliás, quem usa esse argumento é normalmente quem tem muito pouco por onde argumentar... Todas as épocas trouxeram algo de bom ao mundo: umas mais, outras menos, e de certo modo, exemplos que servem tanto para o hoje, como para o amanhã. Quem parece desconhecer esta verdade são aqueles que se sentem, ainda, embriagados pelo espírito nacional de sacrifício. Não que eu seja contra o existir de várias formas de pensar. Não sou. Considero aliás que se todos pensassem como eu que tristeza seria este mundo. É sempre bom que hajam adversários. Porém, este tipo de mentalidade nem é considerada por mim como adversária, ou pelo menos como a principal adversária. Em que realidade viverão? A mesma que a minha? Estranho... Se vivessem a mesma que a minha, não viriam o que eu vejo? Não sentiriam o que eu sinto? Ou serão realidades diferentes?

Neste mundo ainda há muito Homem a abrigar-se do frio tapando-se com a bandeira, muito Homem a alimentar-se das frases de um hino. O problema está quando a bandeira está suja de sangue de inocentes e o hino é feito de gritos de sofrimento...

3 comentários:

dontprayonme disse...

Belissimo texto!!

"Every patriots are idiots!"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O problema não reside no patriotismo, e sim na cegueira de alguns que se dizem patriotas.