segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Fazendo sugestões...

Venho hoje vos sugerir com este meu post um clássico da 7º arte, que considero bastante interessante... mais não seja por poder ter o poder de 'abrir' umas quantas mentes de modo a que vejam a realidade para qual caminhamos.

THX 1138 é uma longa-metragem da autoria do mestre George Lucas, datada de 1971, que retrata uma cidade do futuro, no século XXI, situada abaixo da superfície da Terra onde os habitantes são escravizados por uma sociedade mecanizada, obrigados a produzir e a comprarem produtos, controlados física e psicologicamente através de medicamentos de modo a esterilizar os seus comportamentos e sentimentos - dois exemplos disso: são proibidos de terem relações sexuais e o sentimento 'amor' é considerado um crime. Trucidado por esta realidade, a personagem principal, interpretada por Robert Duvall, tenta fugir a este pesadelo: o seu objectivo é alcançar a superfície.


Um bom filme de ficção cientifica, com uma grande dose de drama, que nos faz pensar para onde caminhamos como sociedade.

4 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

Creio que inspirou a faixa "Cold Machines" do Alice Cooper.

Erdna O Herege disse...

Possivelmente...

Savonarola disse...

Tenho ideia de ter visto este filme há uns tempos. Se é o que estou a pensar, a realidade retratada é fortemente angustiante e a personagem principal acaba por não conseguir escapar ao sistema. Tal como no sistema neoliberal dos nossos dias...
Alternativas procuram-se.
Um abraço

Erdna O Herege disse...

Embora eu não quisesse contar o fim... a personagem principal do filme consegue na realidade escapar ao sistema. Mas antes sofreu... e não foi pouco.

Um abraço.